Postagens

6/recent/ticker-posts

Descoberta surreal de aguá em marte! (ATT de Postagem)


Há séculos que cientistas tentam descobrir se Marte já foi sede de vida extraterrestre (vida fora da terra). Uma recente descoberta pode ser animadora para nós, a descoberta de aguá em marte, a Agencia Espacial Americana (NASA) a sonda Curiosity descobriu água no solo de Marte. Cientistas da NASA publicaram na revista Science os relatórios sobre a descoberta na quinta feira de 2013.
(sonda Curiosity)

Para começar, a vida depende diretamente da existência de água. Ao menos a vida como conhecemos - e isso é importante dizer, porque há possibilidades de existência de vida como não conhecemos, claro. A água é um componente fundamental do meio intracelular. No planeta Terra, a vida só surgiu por causa da existência de água - no meio aquoso, as moléculas podem circular mais livremente e formar as ligações que teriam dado origem aos organismos mais simples. 
Calotas polares foram descobertas no planeta há quase quatro décadas, e padrões de erosão na superfície sugeriram fortemente que rios e oceanos poderiam ter existido lá. Mas não sabíamos que eles ainda podiam existir.
Com a gravidade baixa e atmosfera fina de Marte, os cientistas pensaram que esta água tinha evaporado em grande parte para o espaço, em vez de cair de volta no planeta, como acontece na Terra. Ou seja, Marte era considerado um deserto gelado. Evidências de água fluindo mudam tudo o que os especialistas pensam que sabem sobre o planeta e sua capacidade de abrigar vida agora.
Em particular, encontrar provas definitivas de água líquida em Marte é uma excelente indicação de que a vida pode ter existido ou pode vir a existir nesse planeta.

Os sais

Em particular, foram encontradas evidências de perclorato de sódio, perclorato de magnésio e cloreto de magnésio.
A presença de perclorato sugere particularmente que a água é salgada em vez de pura, e os pesquisadores acreditam que água líquida poderia estar dissolvendo os percloratos no solo antes de voltar a precipitá-los em concentrações mais elevadas.
Se estiverem mesmo presentes em Marte, esses sais iriam impedir que a água congelasse na superfície do planeta, o que significa que água líquida poderia permanecer.
Reactions

Postar um comentário

0 Comentários